José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Situação Preocupante - Opinião do Prof. Fernando Gouveia

26/9/2011
A participação portuguesa nos Internacionais Juniores da Bélgica, deu-nos mais uma vez a imagem da necessidade de uma forte e significativa “Aposta” e muito bem trabalhada, mas apenas quando, as entidades que dirigem o badminton em Portugal se entenderem. Não será com duas “linguagens técnicas” que deverão promover correctamente a modalidade junto da comunidade juvenil.
É impensável o que acontece na generalidade dos muitos Núcleos de Badminton espalhados pelo país, com professores muito pouco profissionais, sem brio, com muito pouca ou nenhuma formação da modalidade e que são muitas vezes os mentores da pouca qualidade das competições escolares, pelo que será impossível passar da formação, que deveria ser da responsabilidade da escola, para uma verdadeira competição, exclusivamente dos clubes, que têm a vocação de conduzir os mais talentosos atletas, a alcançarem valiosas prestações.
Continuamos a observar uma imagem pouco abonatória para o badminton juvenil em Portugal, onde a grande maioria dos atletas continuam a fazer “Lazer Competitivo” … e muito poucos, a exigente e verdadeira “Competição”. Os jogadores em muitos países estrangeiros, treinam três vezes mais, que em Portugal …
Naturalmente que esta situação é da responsabilidade dos técnicos, pois, deverão educar os jovens no seu percurso etário para a necessidade de elevarem e planearem as adequadas cargas de treino, independentemente se têm ou não pavilhões disponíveis. Outros componentes do treino, como a força, flexibilidade, resistência e a velocidade poderão ser desenvolvidos em outros espaços cobertos ou ar livre.
Uma das várias qualidades exigidas aos atletas é a vocação para treinarem muito, o que não é para todos, visto que o estilo de vida é duro, com regras a cumprir. Não é só dizer que se é atleta, pelo que cada vez mais, verifica-se, que a população juvenil não quer competir e não se quer esforçar.
Outra situação preocupante, mas impossível de ser ultrapassada, devido às precárias dotações, para melhor abranger a formação e a competição internacional, que atinge a generalidade dos clubes, nomeadamente os do continente por não terem espaço para desenvolverem convenientemente as cargas de treino, muito longe dos parâmetros necessários para a exigente competição, pelo que será muito difícil para qualquer atleta treinando duas ou três vezes por semana e durante duas horas chegar a um nível elevado.
Os clubes não têm capacidades económicas para fazer face a despesas com o aluguer de pavilhões, gratificação aos seus técnicos, deslocações, alojamentos etc.
 e os treinadores vocacionados para o estudo da Metodologia do Treino, não poderão aplicar as suas melhoradas mais valias, que entretanto vão sendo adquiridas.
No entanto andam por aí muitas ilusões …

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)