José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estudo Para Um Melhor Badminton - Colaboração do Prof. Fernando Gouveia

22/7/2011

Estudo Para Um Melhor Badminton

O desporto em Portugal, devido à problemática situação económica vai possivelmente atravessar momentos críticos, impossibilitando o crescimento de praticantes, mas se aparecer um governante para com habilidade e vocação para “fazer muito com pouco dinheiro” seria um facto notável. No badminton, deveria haver uma preocupação que seria a evolução a longo prazo, contrariando a actual estagnação da modalidade, mas, só possível desde que se invista na área do marketing e da publicidade, mas também elaborar um estudo vocacionado para a formação e para o associativismo juvenil, numa sociedade dominada pela “ditadura futebolística” e com uma “cultura desportiva”, que deixa muito a desejar.

Esse estudo com o objectivo de diminuir as elevadas despesas de participação em competições nacionais, poderia ser distribuído por quatro sectores com seguintes objectivos:

- Tentar que o número de jogadores escolares não diminua e aumentar o número de federados

- Recuperar para o ensino da modalidade antigos praticantes e treinadores

- Provocar um mais elevado e qualitativo ritmo competitivo

- Incentivar as Associações Regionais a organizar competições, nomeadamente os Campeonatos Regionais

- Continuar com os Torneios de Divulgação, como forma de apoio ao desporto escolar

- Apoiar ao mais alto nível os jogadores jovens, mais qualificados

Os sectores abrangidos seriam estes:

- Formação / Jogadores

- Formação / Treinadores
- Competições

– Selecções

- Arbitragem

1 - Formação / Jogadores

1.1 – Dividir o país por quatro zonas denominadas por:

a) Zona A (Distritos de Braga e Porto)

b) Zona B (Distritos de Aveiro e Coimbra)

c) Zona C (Distritos de Leiria e Lisboa)

d) Zona D (Distritos de Évora, Faro e Setúbal

e) Zona E (Região Autónoma dos Açores)

f) Zona F (Região Autónoma da Madeira)

Estas zonas seriam dirigidos por um “Coordenador / Delegado” responsável por:

a) Organização de “Concentrações Técnicas”

b) Organização de “Acções de Informação Técnica” para treinadores

c) Organização de competições zonais

2 - Formação / Treinadores

a) Organização de “Acções de Informação” para treinadores em que os prelectores seriam técnicos portugueses que receberam ou venham a receber formação no estrangeiro, subsidiados pela FPB

3 - Competição
2.1 - As competições seriam assim distribuídas:

a) Sub-11 – Não participariam em campeonatos pontuáveis para os “Rankins Nacionais”, mas sim em “Testes Técnicos”, em torneios de equipas de 3 (9 jogos de singulares) e num ”Convívio Nacional”

b) Sub-13 – Participariam nos Torneios Zonais e num “Convívio Nacional”, de equipas “Parelhas Mistas” (2 jogos de singulares e 1 de pares)

c) Sub-15, 17, 19 poderiam participar em todos os Torneios Zonais e os respectivos apurados, nos Campeonatos Nacionais Individuais e de Equipas

d) Seniores / Cat. C e D – Participariam em conjunto, nos Torneios Zonais, a realizar nas mesmas datas (2 dias) e locais, que os jogadores dos escalões não seniores

d) Seniores / Cat B e Elites – Participariam num máximo de 6 competições pontuáveis para os “Rankings Nacionais” e nos Campeonatos Nacionais

e) Veteranos – Participariam, num máximo de 5 competições pontuáveis para os “Rankings Nacionais” e nos Campeonatos Nacionais

f) Os jogadores Sub-17 e Sub-19, quando promovidos a “Elites”, deixariam de participar em competições dos seus respectivos escalões, podendo optar por um dos Campeonatos Nacionais Individuais (elites ou do seu escalão)

g) O sistema competitivo a adoptar em cada época desportiva e de acordo com a qualidade e número de jogadores seria elaborado pelo “Conselho Técnico Nacional”, sem a necessidade de aprovação da Assembleia Geral da FPB

h) As Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira poderiam optar por:

- Participação numa das Zonas Continentais

- Apuramento para os Campeonatos Nacionais Individuais, no âmbito de cada Região

4 – Selecções

4.1 – Apostar fortemente nos jogadores jovens, tendo em atenção as competições de âmbito internacional

a) Os jogadores seriam apoiados a nível de zona em “Concentrações Técnicas” em regime aberto (deslocação / alimentação), de acordo com a metodologia de treino elaborada pelo Técnico Nacional

b) Nas “Concentrações Técnicas” sairiam os jogadores mais qualificados, que integrariam as respectivas Selecções Nacionais

c) A nível de Selecções Nacionais seriam realizados três “Estágios”

d) Em qualquer “Concentração Zonal”, os jogadores seriam acompanhados pelos seus respectivos treinadores

5 - Arbitragem

5.1 – Organização de Cursos de Juízes Árbitros a cargo das Associações Regionais, para:

a) Jovens, que actuariam em competições escolares e em Torneios de Divulgação

b) Adultos, desde que o número de interessados se justifique

5.2 – Acções de Formação de Arbitragem, para:

a) Jovens jogadores, a realizar em conjunto com 2 ou 3 clubes

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)