José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


terça-feira, 1 de março de 2011

3 ANOS DO BLOGUE DO ZÉ BENTO

1/3/2011

Fez hoje 3 anos que iniciei este meu blogue.

Nele pretendi essencialmente registar todos os factos e imagens de uma vida desportiva ligada à minha modalidade preferida que sempre foi o BADMINTON.

Esperei também que as possibilidades que este espaço oferecia a todos quantos como eu se ligaram ao Badminton pudessem contribuir para o seu crescimento no nosso país.

Se o primeiro objectivo foi alcançado, mas nunca finalizado, pois há sempre mais qualquer referência ou fotografia antiga para nele ser colocada, já o segundo aspecto infelizmente não tem sido e penso que nunca será jamais conseguido.

De facto a maior parte daqueles que acedem a este meu blogue pretendem apenas consultar os elementos nele contidos ou ler alguns comentários que lá são colocados quer por mim, cada vez menos, quer por outros, igualmente cada vez em menor quantidade.

Mas o certo é que a maioria dos que acedem a este blogue não gosta e muito menos quer enviar a sua opinião sobre qualquer dos temas nele inseridos.

Uns para não terem que defender os seus argumentos, podendo com isso perder as suas boas influências com quem tem ainda algum poder na gestão do Badminton em Portugal.

Outros por simples comodismo preferem remeter-se ao silêncio e ir apenas dando as suas opiniões nos pavilhões, nos bastidores, mas sem querer dar a cara e confrontar directamente quem tenha opinião diferente à sua.

E há ainda o grupo, minoritário, daqueles que sem medo de receber quaisquer represálias, ou talvez por já terem sentido essas mesmas ditadoras decisões os tenham marcado ao ponto de, nada tendo já a perder, vão apresentando as suas razões e opiniões contestando tudo o que acham que não está correcto em todos as decisões emanadas de quem tem o poder da modalidade há tempo demasiado e continua a pensar que só eles é que a sabem e têm capacidade para a dirigir e que consideram o Badminton apenas deles e não, como deveria de ser, uma modalidade de TODOS quantos a ela estão ligados.

Este último grupo vai ficando cada vez mais reduzido pela saída daqueles que já entenderam que de nada servem perderem o seu tempo, as suas energias, as sua capacidades e experiência tão importantes mas totalmente ignoradas e desprezadas por aqueles que se mantêm no poder dentro dos diversos tipos de agentes da modalidade.

No meu caso e eu sou um daqueles que ultimamente coloquei o Badminton para outro plano, não só como jogador, infelizmente por motivos de saúde e da idade que não perdoa, mas principalmente como elemento dirigente que a minha experiência de vida de mais de 50 anos de Badminton muito teria a ajudar se tal, como outros, pudéssemos contribuir para esse objectivo que cada vez mais se afasta dos nossos horizontes que é ver o Badminton no lugar que deveria e merecia ter dentro do panorama desportivo em Portugal.

Não é só ter o Badminton como modalidade olímpica, saber que tivemos grandes jogadores que foram atletas olímpicos ou ter um atleta de enorme nível europeu, para não dizer, mundial, que representa e dignifica o presente Badminton de Portugal.

Não é apenas querer criar regulamentos e regras sem primeiro pensar dar o exemplo de cumprir com elas e principalmente com as emanadas das leis desportivas nacionais em vigor.

Não é querer ver todos os agentes da modalidade a comportarem-se bem e a seguir, sem a menor crítica, as suas decisões e eles próprios a portarem-se menos bem, para não dizer, incompreensivelmente mal, em atitudes pessoais tomadas à frente de todos e em locais que deveriam merecer outros comportamentos.

É preciso saber dirigir a modalidade para vê-la crescer, em qualidade mas igualmente em quantidade, coisa que todos aqueles que gostam verdadeiramente do Badminton verificam que não está a acontecer.

Não é só ter a pretensão de ter a casa arrumada, bonitinha, com condições excelentes e gabadas por todos e especialmente pelos estrangeiros.

É preciso que nela caibam todos quantos são úteis para o seu bom funcionamento e para a sua desejada expansão, o que infelizmente não acontece.

O que pensarão essas pessoas, que estão do lado de fora da realidade do Badminton português, sobre o número ridículo de jogadores federados existentes ou o número ínfimo daqueles que embora se encontrem filiados na Federação participam com regularidade no seu sistema competitivo oficial.

Há que aproveitar as ideias dos outros, e em especial nas suas diversas vertentes, como na organização de provas, na arbitragem, no ensino e no fomento da modalidade.

É preciso saber trabalhar em equipa, não só com a equipa dos dirigentes mas com a equipa alargada de todos os diversos agentes do Badminton.

É preciso saber ouvi-los e aceitar as suas opiniões e tentar pô-las em prática para se saber se eles têm razões no que defendem.

Este meu blogue continua aberto a todos quantos queiram colaborar, não comigo nem com as minhas ideias, mas na tentativa de serem mais úteis à modalidade que dizem gostar e onde estão ligados.

Apresentem aqui as suas posições que não serão contra quem dirige a modalidade mas serão sempre a favor da modalidade !

Se me querem dar os parabéns por este 3º. aniversário do Blogue do Zé Bento passem a ser mais colaborantes e enviem, sem receios, as suas ideias para que daqui a um ano possamos todos dizer que valeu a pena a manutenção deste blogue.

Fico à vossa disposição.

O Badminton português agradece.

José Bento

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)