José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


domingo, 28 de novembro de 2010

Nova forma de atribuição dos títulos de Campeão Nacional - Comentário do Prof. Nuno Santos

27/11/2010

Comentário publicado no blogue do João Boto por mais um Campeão Nacional

Acho que o sistema competitivo anterior (principalmente de Elites, que é no qual eu compito) já estava esgotado e alguma coisa deveria ser feita. Penso que a mudança para o sistema de eliminação à 1ª derrota foi positivo.

No entanto, concordo e revejo-me nos argumentos apresentados pelo José Bento no seu artigo anterior a este apelo. Não acho bem esta situação em que o título de Campeão Nacional pode ser atribuido a um atleta que pode nunca ter sido o melhor num unico torneio.

Concordo que a regularidade deve ser premiada (fazendo, por exemplo, cumprir os regras de atribuição de prémio ao 1º classificado de cada ranking, mas não fazer dela um "cavalo de batalha", já que todos sabemos que nem todos os clubes têm as mesmas condições para participar em todos os torneios, e que a modalidade não é estruturada desta forma).

Em todos os paises que conheço, o campeão é definido no Campeonato Nacional desse pais, assim como o Campeão do Mundo ou da Europa são os respectivos vencedores de Campeonato do Mundo e da Europa. A modalidade premeia mais a vitória num determinado momento do que a regularidade.

Concordando que é frustrante para os atletas que fazem a maioria dos torneios nacionais, não concordo com o João quando argumenta que este sistema é melhor porque impede que jogadores que nunca tenham participado nos torneios nacionais, cheguem ao Campeonato Nacional e vençam, pondo em causa toda a época dos outros atletas. Esta situação só acontece quando há poucos participantes ao longo da época em relação ao numero de apurados para o Campeonato Nacional (normalmente são 16, com excepção de Elites).

Na minha opinião, esta situação poderia ser ultrapassada de outras formas, tais como impedir legalmente um jogador de participar no Campeonato Nacional sem ter, por exemplo, duas participações efectivas em torneios nacionais, ou então haver uma relação entre o número de apurados para o Campeonato Nacional e o número de participantes nos torneios nacionais ao longo da época, em que diminuiam o numero de apurados nas provas em que houvessem menos participantes. Estas são apenas 2 opções que poderiam corrigir as situações que o João fala sem ter que alterar toda a filosofia de um sistema competitivo.

Acho que no essencial concordo com o Daniel no estímulo à participação em torneios nacionais (com prize-moneys ou outro tipo de prémios materiais) e, principalmente, no que diz respeito à competição regional e à sua contribuição para um ranking nacional. No entanto, em termos de designação de provas manteria o nome de Campeonato Nacional ao torneio que define o Campeão e, se se achar importante haver uma "taça de Portugal", esta pode ser atribuida sim ao 1º classificado do ranking.

Abraço a todos

Nuno Santos

Resposta de José Bento:

O Nuno Santos apresenta neste texto precisamente as minhas ideias sobre este assunto e também o facto de o Campeonato Nacional de Elites dever ser disputado a eliminar à primeira derrota.

Também ele concorda comigo de que poderá haver alterações na forma de apuramento sem modificar a forma de atribuição do título de Campeão Nacional.

Apenas discordo que seja atribuída a outra prova qualquer o nome de Taça de Portugal não só porque ela já existe com carácter perpétuo em Equipas como pelo respeito que merece quem a ofereceu, o Sr. Henrique Pinto, pessoa a quem o Badminton tanto lhe deve.

José Bento

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)