José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nova forma de atribuição dos títulos de Campeão Nacional - Comentário do Prof. Ricardo Fernandes

28/11/2010

Comentário colocado no blogue do João Boto por mais um Campeão Nacional

Olá a todos!

Pelo facto de ter estado ligado durante muito anos (mais de 25 anos) à modalidade em Portugal e até ter tido a felicidade de disputar o tão "apetecido" e tradicional Campeonato Nacional, na minha opinião, a decisão de acabar com esta competição foi um erro!

Sinceramente, tenho alguma dificuldade em encontrar um País Europeu em que não seja disputado o Campeonato Nacional de Badminton, embora, em alguns Paises, a prova possa ser designada de outra forma, como por exemplo em Espanha em que é chamado “Campeonatos de Espanha”, significando, no entanto, exactamente a mesma coisa!

Segundo sei, esta prova continua a existir na maioria dos Países Europeus, senão, mesmo, em todos (salvo erro!)! No caso dos Países mais desenvolvidos na modalidade na Europa tais como; Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Suécia a prova continua a existir com toda a certeza e até tem uma enorme e admirável tradição/expressão! Por isso, é para mim difícil compreender, porque, em Portugal ao contrário dos Países mais desenvolvidos na modalidade decidiram acabar com a”histórica” prova!

Obviamente, que algumas alterações deveriam e devem ser feitas (isso nunca esteve em causa), no entanto, essas alterações nunca deveriam passar por acabar com a prova mais importante do Badminton Português, na minha opinião!

Certamente, que a esmagadora maioria dos jogadores que tiveram a oportunidade de jogar essa prova, lamenta o final da mesma e provavelmente terá o mesmo sentimento e opinião que eu, pois, o Campeonato Nacional Individual sempre foi uma prova muito especial! No entanto, é natural e saudável que existam outras opiniões e visões sobre esta questão e há que respeitá-las como é óbvio!

É possível, que a intenção da FPB em ter tomado a tal medida de acabar com o Campeonato Nacional, tenha tido com principal objectivo “obrigar” o maior nº de jogadores possível a participarem no maior nº de mais provas possíveis a contar para o ranking nacional, em virtude da quebra do índice de participação por parte dos jogadores de Elites nos últimos anos.

A introdução nos regulamentos de uma regra que “obrigue” os jogadores a participarem num número mínimo de provas a contar para o ranking nacional (ex: Em 6 provas uma participação mínima em 4 provas) para que os jogadores possam participar no Campeonato Nacional Individual, provavelmente, poderia vir a ser uma boa medida!

Por outro lado, a atribuição por parte da Federação Portuguesa de Badminton de um prémio (monetário ou não) no final de cada época ao nº1 e mesmo nº2 do ranking nacional, um pouco à semelhança do que acontecia com o campeão e vice-campeão nacional, seria muito possivelmente outra boa ideia! Esta medida, poderia dar um maior impacto e valorizar mais a conquista da posição de nº1 do ranking nacional.

Para finalizar, é óbvio que concordo na generalidade com a opinião do José Bento e por isso espero que haja o bom senso de “devolver” o Campeonato Nacional ao calendário de provas do Badminton Português, obviamente, com as devidas alterações que na minha opinião devem ser introduzidas.

Saudações Desportivas,

Ricardo Fernandes

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)