José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nova forma de atribuição do titulo de campeão nacional - Opinião de João Boto

24/9/2010

Sobre o teu artigo...

Compreendendo todas as tuas razões e argumentos, mas quero deixar claro que apesar de concordar em parte com o novo sistema de atribuição de títulos nacionais, o mesmo devia ter tido por parte dos
responsáveis federativos uma maior abertura ao debate com as várias classes ligadas à modalidade, com as associações regionais e clubes.

A ABRAM, sobretudo através da voz critica de Duarte Anjo, queixa-se por exemplo da proposta que discutiram, nada ter a ver com a que foi aprovada!

E as outras associações foram ouvidas?

Concordaram com tudo?

Também foram enganadas, tal como a ABRAM?

Da parte que me toca, com já deves ter percebido, há vários anos que vinha defendendo uma alteração na forma de atribuição dos títulos de campeão nacional, sobretudo para evitar certas injustiças.

Não posso concordar, que um atleta que não competiu durante toda a época, depois apenas porque tinha lugar nos 16 que se inscreviam para o nacional, pudesse participar e mesmo vencer a prova (Campeão
Nacional), sem ter um único ponto no ranking do circuito nacional.

Se a solução passa por atribuir o titulo ao mais regular da prova, que o seja, mas também poderia ter passado por uma pequena alteração no regulamento anterior:

apenas poderiam participar no campeonato nacional, os 16 melhores do ranking inscritos para o nacional, desde que tivesse feito pelo menos 3 (três) provas a contar para o circuito nacional.

Durante anos cometeram-se imensas injustiças assim, sobretudo nos escalões C e D.

No entanto este novo regulamento está cheio de lacunas e incongruências.

Por exemplo...quem vai ser o campeão nacional na categoria B?

O 17º classificado do ranking...neste caso vence o que tiver mais sorte e pontaria??

A prova chama-se circuito nacional! ou deveria chamar-se Campeonato Nacional, tal como eu a trato no meu blog? No ranking de não seniores depois da 5ª jornada aparece uma sexta que diz "campeonato nacional"!

Mas o regulamento não diz que o campeão nacional é pelo somatório dos pontos e que deixou "campeonato nacional numa só prova"!

Parece-me que tudo foi feito em cima do joelho...

Tenho bastante consideração por todos os elementos do Conselho Técnico e acredito que na próxima época, caso se comece a trabalhar já, algumas coisas se corrijam no sentido de agradar a todos...

Porque não fazer, tal como na maioria dos paises o Campeonato Nacional Individual em finais de Janeiro, não apenas com os 16, mas com todos os que se quizessem inscrever!

O circuito nacional continuaria, e os primeiros, tal como está no regulamento deviam ser premiados com o troféu respectivo...

Sobre a Taça de Portugal, tens toda a razão!

Já existe uma denominada "Taça de Portugal" em Portugal.

Agora passamos a ter duas...

Penso que como já em tempos argumentei, não haver necessidade de mais esta prova, que foi "inventada", apenas para ocupar o espaço da prova do campeonato nacional.

Infelizmente cada vez somos menos as vozes sem fita adesiva na boca!

No entanto poderemos mandar umas ideias para o ar...

pode ser que algumas caiam para o lado das Caldas!!!!!!

Abraço

Resposta de José Bento:

Concordo plenamente com o teu texto, só vem dar-me razão de que é necessário parar imediatamente esta decisão e voltar atrás.

Ainda estamos bem a tempo de esta época haver ainda uma só prova para o Campeonato Nacional.

Para isso apenas bastará rever e alterar a actual forma do apuramento para a sua participação.

Também deverá acabar desde já com esta duplicação da Taça de Portugal.

Só espero que os dirigentes da FPB tenham o bom senso necessário para reflectirem e suspenderem a decisão de acabar com a realização dos diversos Campeonatos Nacionais como têm vindo a ser feitos desde sempre.

José Bento

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)