José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atribuição de titulos nacionais - A opinião de Jorge Azevedo

23/11/2010

Bom dia José Bento


Inicialmente não achei relevante a alteração de nomes dados aos títulos em disputa numa época de Badminton. As alterações de atribuição do título de campeão nacional ao atleta mais regular ao longo da época, em detrimento do momento de conquista que acontece num campeonato isolado num fim-de-semana, pode ter alguma lógica.

A actual denominação dos títulos vem premiar o melhor atleta, que estatisticamente ao longo do ano consegue juntar mais vitórias. A estatística permite corrigir resultados anómalos.

Um torneio isolado pode premiar um momento de sorte ou de melhor disposição de um atleta que se encontra num segundo posto, indo mais longe, se o favorito por exemplo, estiver lesionado naquela altura.

Sendo assim, o título ficaria melhor atribuído ao jogador que mais vezes conseguiu vitórias ao longo da época.

Mas, se nesta análise, se juntar-mos a assiduidade aos torneios, poderemos ter alterações à justeza dos resultados, envolvendo factores externos à técnica e à qualidade de jogo dos atletas de Badminton. As falhas de orçamento para disputar todas as provas, ou faltas por estar a disputar provas internacionais ou lesões são factores que podem distorcer os resultados dessa regularidade.

Para além disso, para se conseguir rotinar os jogos ao longo da época, e para poder derrotar a oposição, num torneio único e especial, essa regularidade de participação terá de existir.

Por tudo isto, também tenho de ser da opinião que o título de campeão nacional ganho num fim-de-semana, será o menos injusto para determinar o melhor jogador nacional. Vai premiar a técnica e jogo de Badminton dos atletas participantes. Quanto à sorte, diz-se que esta acompanha sempre os campeões.

Nesta minha opinião, também acho importante que a data do campeonato nacional no final da época é uma aberração, por obrigar os atletas a se esforçarem e treinarem ao máximo para disputar o campeonato na melhor forma, para logo a seguir pararem e irem de férias.

Não penso que seja uma boa prática de alta competição.

A meio da época, como era antigamente, seria o mais lógico, apesar de as classificações não estarem estabilizadas. Como participam os 16 melhores poder-se-ão esbater algumas injustiças que possam existir no ranking.

Tudo isto não passa de nomes e rótulos de títulos, mas realmente, na falta de relevância ao nº1 do ranking nacional, não era necessário alterar toda a rotulagem de títulos nacionais.

Há coisas bem mais importantes para trabalhar do que essa, como por exemplo, qual a visibilidade que esses títulos irão dar ao atleta após a sua conquista?

Um abraço

Jorge Azevedo

Resposta de José Bento:

Mais uma opinião, muito bem argumentada, de um grande campeão nacional.

Afinal ainda tenho alguns amigos que lêem o meu blogue e mais importante do que isso é o facto de ainda se manifestarem apresentando as suas ideias e opiniões.

Para isso é que servem os blogues.

Não há que ter receio de se apresentar as nossas opiniões quer elas sejam contra ou a favor das decisões que vão surgindo.

O Badminton precisa de TODOS os que verdadeiramente gostam e a ele estão ligados. 

TODAS as suas opiniões e os seus argumentos levarão a melhorar o NOSSO Badminton.

José Bento  

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)