José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ilusões Até Quando? - Opinião do Prof. Fernando Gouveia

26/1/2012 

Continuamos a verificar muito orgulho e ilusões, mas muito pouca determinação, para melhorar o Badminton em Portugal, estando cada vez mais a ser suportado por dedicados e empenhados dirigentes e treinadores envelhecidos, mas também desmotivados. Estamos perante uma sociedade altamente materialista e complicada, difícil de progredir, onde a gratidão e o reconhecimento são facilmente esquecidos. 

Com as crianças e jovem a trocarem a prática regular do desporto, pela demasiada utilização do computador, com os pais e outros familiares a não entenderem, a possível “catástrofe” que dentro de poucos anos, nos invadirá, com o aparecimento de doenças inevitáveis devido à inactividade física. Será necessário incutir o espírito de sacrifício, para uma simples deslocação, das suas residências para os locais de prática desportiva e também sensibilizá-los para uma cultura de assiduidade e pontualidade. 

A enorme falta de diálogo, no sentido de se criarem condições, para uma organização que leve a modalidade a alcançar outra imagem é demasiado visível, pelo que teremos que ser mais inteligentes para conciliar a união das pessoas com os interesses desportivos. 

Numa fase em que as perspectivas competitivas estão longe do ideal, em que a precária situação económica retira aos clubes, capacidade financeira para suportarem elevados custos, as perspectivas futuras da modalidade estão a diminuir como poderemos verificar, pelo reduzido número de jogadores filiados, que têm participado esta época nas competições oficiais, apenas cerca de 600 jogadores, distribuídos por todos os escalões etários, pelo que, com tão reduzido número de jogadores não se justifica a existência de estruturas com apoios fictícios, como poderemos observar facilmente em relação às sete Associações Regionais, no Continente e mais duas Insulares, constituídas legalmente, mas longe dos objectivos para que foram criadas, estão a tentar mascarar, uma realidade extremamente visível. 

Se observarmos, outras modalidades que criaram associações mais de acordo com a regionalização do país, também no badminton seria possível. Assim, a modalidade poderia ser trabalhada em três Zonas. A Zona Norte (Distritos de Aveiro, Braga, Coimbra e Porto), a Zona Centro (Distritos de Leiria e Lisboa) e Zona Sul (Distritos de Faro e Setúbal). 

Atenção leitores … Nada se consegue sem esforço, tudo se consegue com ele.

1 comentário:

Anónimo disse...

Primeiramente quero dar parabens ao sr. Gouveia por a dedicacao em que ele da por o Badminton . O esforco que tenta dar aos atletas em que muitos destes nao compreedem isso nao dao valor, porque, porque numca forao motivados por os tutores de educacao e responsaveis por o desnvolvimento do desporto em Portugal . Noutros tempos dizia-se que quem praticava desporto era so para a Elite os amigos da ditatura, a ditatura acabou mas as raizes ficaram e hoje ainda se ve e sete-se em muitos setores entre eles no desporto , porque os responsaveis por ele nada fazem so querem enxer o saco .Ainda bem que existem alguns como o professor Gouveia do coracao dedicado ao desporto .Os responsaveis por o Desporto e Cultura deveriam conhecer como funciona o Desporto nos outros paises inclusivo a Espanha em Portugal e uma vergonha nem desculpas de crises nem de doencas porque quem esta em Lisboa e que faz as crises e doencas .Sr. Gouveia obrigado por a dedicacao que o sr.tem por o desporto e por a juventude , embora com muitas frostacoes.

Luiz Rodrigues

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)