José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


segunda-feira, 14 de março de 2011

5ª. Jornada do Circuito Nacional de Seniores em Almada

14/3/2011

A FPB resolveu desta vez realizar a jornada dos campeonatos de seniores fora do CAR das Caldas da Rainha.

A 5ª. Jornada do Circuito Nacional de Seniores, que cada vez menos se trata de um circuito, pois os campeonatos realizam-se maioritariamente nas Caldas da Rainha com as excepções de uma prova na Madeira, agora esta em Almada e a que falta em Coimbra, contou com a presença da maior parte dos principais atletas em cada categoria.

Desconhece-se a razão e os critérios para esta distribuição de locais.

Há quem ache bem esta descentralização e outros não.

Uns ficam mais longe de casa e outros bem mais perto.

Como em tudo na vida há quem esteja de acordo e os que desaprovam.

Mas penso que o principal erro é a não discussão prévia com todos os principais clubes e associações especialmente daqueles que se situam no norte e no sul do país e que são os mais prejudicados.

Penso igualmente que ninguém ganhou com a não envolvência mais relevante das duas associações regionais existentes que pertencem a esta zona de Almada, distrito de Setúbal, a ABDLS e a ABCA, que não estiveram devidamente envolvidas na organização desta jornada a contar para, este ano, a atribuição dos diversos títulos de campeão nacional.

Se a FPB tivesse querido contar e pedir a sua ajuda e uma maior colaboração e a dos seus clubes e dirigentes talvez esta jornada tivesse sido ainda melhor organizada e divulgada, coisa que infelizmente não se verificou.

A propaganda deste torneio foi nula mas ainda assim contou com a presença de alguns daqueles que gostam da modalidade.

Eu fui um dos que tive oportunidade de assistir aos campeonatos tendo-me deslocado no passado fim de semana ao Pavilhão Municipal de Almada.

Com 9 tapetes especiais para Badminton os atletas de todas as categorias ficaram a ganhar.

Pena é que a organização não tivesse resolvido tapar as inúmeras entradas de luz que tornaram a quem jogava nos campos opostos a não ter as condições de visibilidade ideal e talvez daí as inúmeras partidas a 3º. set dado que quem jogava do lado mau normalmente perdia esse set.

No entanto isso não evitou a que se assistisse a grande quantidade de excelentes partidas em todas as diversas categorias.

Na categoria principal de elites destaque para as actuações de Pedro Martins que é sem dúvidas o nosso melhor jogador de sempre em singulares, de Telma Santos que embora ainda em convalescença provou ser de longe a nossa melhor jogadora de singulares, de Alexandre Paixão que finalmente colocado na categoria principal demonstrou que é o único atleta que poderá fazer frente ao Pedro Martins nos singulares, de Hugo Rodrigues, também ainda em recuperação mas que continua um eterno jovem nos pares e a servir de exemplo de como se deve jogar nesta especialidade e ainda Vânia Leça nos pares onde demonstra todo o seu valor e que apenas precisa de ser mais regular nas suas actuações e entre os mais jovens todo o destaque para o Tomás Nero e a Catarina Cristina que se continuarem a trabalhar poderão ser grandes nomes no Badminton português.

Foi muito bom continuar a ver a juventude do Jorge Pitarma, um nome de referência do nosso Badminton não só como jogador ou treinador mas como grande impulsionador e agregador de jovens talentos que com o seu feitio, a sua humildade e sempre a boa disposição continua a motivar muitos elementos para continuarem a lutar nesta modalidade para que ela cresça, em todas as áreas.

Foi muito bom ver o regresso que um grande e antigo jogador, o Luís Nesbitt, que continua a mostrar aos mais jovens como se deve jogar pares.

Foi muito bom reencontrar grandes e antigos jogadores, amigos e amigas de longa data ainda a jogarem ou simplesmente a recordar esses longos e bons tempos em que a amizade era bem mais salutar do que a actual.

Revi a Susana Maldonado, a Ana Luísa Monteiro, o Carlos Gonçalves, a Benvinda Santos, o casal Ana e José Ramos e muitos outros que ajudaram também a emoldurar as bancadas deste excelente pavilhão desportivo.

Uma boa referência para o meu ex-clube, a SIMPS, que, perante as maiores representações presentes da Madeira e do Algarve, conquistou o 1º. Lugar na pontuação por equipas, demonstrando que é, no continente, um dos principais clubes do Badminton nacional e demonstrando que não é mais um clube apenas de veteranos mas um grande grupo em todas as categorias e escalões etários.

Por fim um lamento e os desejos de rápido restabelecimento ao Carlos Ricardo pela lesão grave contraída e que o impossibilitou de completar as suas finais.

José Bento

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)