José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Qual o Futuro do Badminton no Norte? - Artigo do Eng. Luís Pinto

21/12/2010

Caros amigos,


O Badminton no Norte está a "Morrer".

Como podem verificar nos Gráficos em anexo, as conclusões são muito fáceis de tirar, senão vejamos:












Só temos atletas SUB19, e alguns SUB17, mas nos Escalões mais "Novos", nada...

(VER FICHEIRO Atletas de Badminton Zonal1+2.pdf)



O Dinamismo, o Empreendorismo, das Associações e dos Clubes do Sul de Portugal, contrastam com a Apatia, o "Nada Fazer" das Associações do Norte.

No que diz respeito á ARBA, Associação onde me enquadro, só posso dizer que se não existisse o Professor Gouveia, e a espaços outros elementos, nada acontecia; o Presidente da ARBA, só aparece para "Cortar Fitas", como se viu este passado fim-de-semana o CENAP/CACIA.

É verdade que existe muito "Trabalho" no Calendário de Provas e de Eventos da ARBA, mas enganem-se quem pense que é "Toda" a Direcção quem trabalha; longe disso. Por estes Senhores, o Badminton já estava "Terminado" no Distrito de Aveiro.

A ARBA está "Morta" há muito tempo, e urge mudar a situação.

Não venho aqui falar da AAE, Clube de Espinho onde estou a Trabalhar; mas só para análise, vejam a "Evolução" do nosso Clube nos últimos anos:

(VER FICHEIRO Evolução atletas AAE-BADMINTON 20101221.pdf)


Este trabalho que a AAE está a desenvolver para o Futuro, só é possível, porque "Nós" trabalhamos. E conseguimos a envolvência de quem nos rodeia, nomeadamente a Câmara Municipal de Espinho, Juntas de Freguesia, as Escolas do nosso Concelho, e alguns Clubes do Norte (CA, FAC, AHBVT, CDUP, CDF, AMRCT, etc.); claro que o apoio da Academia de Badminton de Lisboa, tem sido essencial para nós, AAE, e ainda vai ser mais importante para o futuro.

Agora, da ARBA, da FPB, nada. Absolutamente nada.

Termino este artigo (eu que não sou Jornalista), com 1 Lamento:

"Onde estão os 6.500 atletas do Desporto Escolar de Badminton", que tanta falta nos fazem nos Clubes, na Competição, etc.; como querem que a nossa modalidade se desenvolva, se nada fazem para isso.

Conclusão: O Badminton no Norte está a "Morrer", e os "Senhores" que lideram as Associações, nada fazem para mudar este rumo.

Nota explicativa: os dados apresentados, foram recolhidos no site da FPB, e são somente referentes a Portugal Continental, porque da Madeira e dos Açores, não temos dados para tratamento.

Bem hajam,

1 Feliz Natal e 1 excelente ano de 2011, são os votos deste vosso amigo,

Luis Pinto - AAE

1 comentário:

Carlos Pardilhó disse...

Eu acho que o Luis tem razão em alguns assuntos tratados neste comentário.
Realmente a pergunta tem fundamento e devia de ser apresentada numa reunião entre os Clubes da ARBA.
Temos todos de lutar pelo mesme propósito, está mais que na hora de se resolver os problemas.
Os dirigentes da secção de Badminton do CDF estão disponiveis para colaborar realmente com quem está e quer fazer mais pelo Badminton da ARBA.
Saudações desportivas.
Carlos Pardilhó
CDF

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)