José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

NOVA FORMA DE ATRIBUIÇÃO DOS TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL

18/11/2010

No início desta época a Direcção da FPB resolveu alterar a forma de atribuição dos títulos de Campeão Nacional.

A minha reacção num blogue da modalidade foi de imediato:

É UMA VERGONHA !

Nesse blogue foi depois colocada uma sondagem para saber a opinião dos seus leitores e a maioria pronunciou-se a favor dessa alteração.

O RESULTADO VERIFICADO FOI OUTRA VERGONHA !

Não que seja contra a manifestação dessas pessoas que demonstraram uma opinião contrária à minha.

O que anotei foi a falta de conhecimentos dessas pessoas que colaboraram nessa sondagem (e na maioria de outras sondagens) para dar credibilidade aos resultados obtidos.

Agora que todos estão confortáveis (até aqueles que logicamente seriam os próximos campeões nacionais e vão deixar porventura de o ser por esta alteração) achei ser altura de justificar a minha reacção aquela decisão que considero a pior dos últimos tempos que a Direcção da FPB tomou (entre outras que na devida altura sempre tentei contestar apresentando os meus argumentos críticos mas sempre construtivos com ideias alternativas que nunca foram reconhecidas).

Eu mencionei nesse blogue

É UMA VERGONHA…

… PORQUÊ ?

… porque que eu saiba não houve nenhum acontecimento importante que levasse a esta alteração!

… porque a atribuição dos títulos de Campeão Nacional sempre foi feito DESDE o INÍCIO DA FPB em 1954, há portanto 56 anos, através de uma única prova com essa denominação!

… porque essa forma de atribuição dos títulos de Campeão Nacional da maioria, se não de todos os países europeus e filiados na BE – Badminton Europe e na BWF – Badminton World Federation, sempre usou um campeonato próprio para esse efeito!

… porque a mesma forma sempre foi usada para a atribuição dos semelhantes e respectivos títulos de Campeão Europeu ou Campeão Mundial!

… porque como se sabe não é através dos Rankings Europeus ou dos Rankings Mundiais ou Rankings Nacionais que são atribuídos os respectivos títulos de Campeão Europeu ou Campeão Mundial ou de Campeão Nacional dos respectivos países!

… porque se se pretende considerar como melhor atleta aquele que no final de uma época atingiu o primeiro lugar na Classificação Oficial através do respectivo ranking pontual não há a necessidade de lhe conceder o título de Campeão Nacional pois basta atribuir-lhe o prémio que já está consagrado no Regulamento Técnico da FPB, no seu Artº. 10º. , conforme está descrito no final deste artigo. (O que me parece é que a Direcção da FPB também não tem cumprido mais esta determinação, tal como outras que têm ficado por satisfazer)

… porque para ser Campeão Nacional pressupõe que um atleta tenha vencido uma prova específica com essa denominação e não atingido um somatório de pontos provenientes da sua participação durante uma época em diversas competições (e que por acaso nem será obrigado a ganhar alguma delas ).

De facto e apenas como exemplo possível se um atleta participar em todas as provas classificando-se sempre em 2º. Lugar poderá acontecer que o atleta que fique em 2º. na Classificado Oficial de pontos até tenha ganho uma prova e ter tido más classificações nas outras que não lhe permita ficar com o maior número de pontos e nessa hipotética situação seria um absurdo estar a considerar como Campeão Nacional um jogador que não tenha ganho qualquer prova na época.

Isto é apenas um exemplo de entre outros que demonstra a falta de justiça e de coerência entre duas situações perfeitamente distintas:

Uma é a participação numa única prova que à partida vai determinar e atribuir o título de Campeão Nacional (que até pode perfeitamente ser ganho por um atleta que não se considere o melhor do país, mas que a vencerá).

Outra é a atribuição de um prémio que pretende distinguir o atleta que foi o mais regular durante uma época (e para que isso aconteça é preciso que ele possa participar no maior número de provas e obtenha nelas bons resultados, que não obrigatoriamente tenha de vencer alguma).

Qualquer argumento que pretenda justificar a atribuição do título de Campeão Nacional àquele que fique em primeiro lugar na Classificação Oficial de pontos é de todo injustificável pois qualquer situação de lesão ou impossibilidade de participação numa prova que faça parte do Ranking poderá ser motivo suficiente para não ficar nesse lugar.

(Veja-se os casos do Pedro Martins e da Telma Santos, considerados por todos (?) como melhores atletas de Portugal e que estão bem classificados no Ranking Mundial, que não atingiram a classificação máxima de pontos no ranking português da última época e que por isso não poderiam ser considerados Campeões Nacionais pela nova forma de atribuição do título)

A mesma situação já acontecia igualmente com o atleta que por qualquer razão não pudesse participar na prova denominada Campeonato Nacional e por essa razão não seria considerado Campeão Nacional.

(Veja-se o caso do Pedro Martins, considerado por todos (?) como melhor atleta de Portugal e como não se inscreveu, na época passada, a tempo de poder participar no Campeonato Nacional, também não foi considerado Campeão Nacional).

Como se pode observar não é com simples exemplos que se poderá defender e argumentar a mudança da forma de atribuição do título de Campeão Nacional por se considerar a nova como mais justa.

Em qualquer das duas formas poderá ser atribuído sempre um título de Campeão Nacional a um atleta que não seja considerado como o melhor de Portugal.

Só que na forma antiga havia um Campeonato específico para que o atleta pudesse conquistá-lo tendo de o ganhar aos outros participantes que igualmente o quisessem conquistar.

Ao longo dos anos foi isso que sempre aconteceu mas ninguém contestará que eles venceram a prova denominada “Campeonato Nacional”.

Com a nova forma está-se a premiar aquele que durante um conjunto de provas foi capaz de estar presente na maior parte delas e tenha obtido boas classificações sem no entanto haver obrigação de ganhar pelo menos uma delas.

Premiar os vencedores das duas situações distintas (vencedor da prova do Campeonato Nacional e o atleta mais regular da época) tal como se verificava é que estará correcto e nada justifica a alteração da forma de atribuição do título de Campeão Nacional.

Com esta alteração nada vai melhorar!

Até pelo contrário irá novamente verificar-se uma situação que já aconteceu com os nossos melhores atletas candidatos aos Jogos Olímpicos que pela necessidade de participarem em muitos torneios no estrangeiro terão forçosamente de prescindir a sua participação nos torneios do ranking de Portugal e no final das próximas épocas o mais provável é não ficarem em primeiro lugar na Classificação Oficial de pontos (tal como na época passada) e não lhes serão atribuídos os títulos de Campeão Nacional.

É isso o que vai acontecer !

É isso que pretendem com esta alteração ?



A CRIAÇÃO DA NOVA PROVA “TAÇA DE PORTUGAL”

É OUTRA VERGONHA !

COMO É POSSÍVEL ?

A justificação para a criação de uma nova competição denominada “Taça de Portugal” não tem nada a ver com esta decisão federativa de atribuir o título de Campeão Nacional ao atleta com melhor pontuação na Classificação Oficial de final de época.

O que a Direcção da FPB decidiu foi criar a já falada prova de “Masters” onde só poderão participar os 8 melhores do ranking nacional.

Esta prova tem a sua razão de ser e pode ser perfeitamente justificável no calendário português mas nunca para substituir a anterior prova que se denominava “Campeonato Nacional”.

A Direcção da FPB poderá criar todas as novas provas que entender mas nunca poderá considerar esta “Taça de Portugal” como contrapartida ou para substituir ou para compensar seja o que for na decisão agora tomada.

Considero uma VERGONHA toda esta alteração...

… pela falta de argumentos, pela falta de justificação de toda a estrutura federativa (ninguém sabe a posição assumida pelo Conselho Técnico neste ponto nem tal terá qualquer relevância pois a decisão pertence à Direcção da FPB e não a este Órgão que penso ainda ser de carácter consultivo)

… e também pelo que já se começa a saber, pela forma como toda a estrutura foi envolvida neste tema onde alguns foram convidados a se pronunciar e outros colocados completamente à margem desta decisão histórica.

Mas a maior VERGONHA foi a falta de consideração que a Direcção da FPB demonstrou ao esquecer-se (?) de que já existe, também há muitos anos, no calendário nacional de provas, a disputa de uma “Taça de Portugal” que premeia o Campeão Nacional de Equipas Homens.

Esta “Taça de Portugal” é uma taça perpétua, oferecida pelo Grupo Desportiva da Livraria Portugal, do saudoso Sr. Henrique Pinto.

Qualquer taça perpétua pressupõe ser a única a realizar-se com esse nome.

Podem fazer as sondagens que quiserem e terem todos os apoios para estas novas alterações publicadas pela Direcção da FPB.

Aliás a sondagem efectuada que deu razão e a esta nova forma de apurar o Campeão Nacional foi incorrectamente efectuada pois devia ter apenas as respostas sim ou não dado que a de concordar parcialmente não tem a mínima lógica.

Também se desconhece as capacidades e conhecimentos de quem votou na sondagem.

E igualmente se desconhecem os interesses particulares de alguns que defendem a nova forma.

Ou seremos ingénuos de que os atletas que são subsidiados para participar em grande número de provas que contem para o Ranking terão logicamente mais possibilidades de atingir o título de Campeão Nacional do que ter de o ganhar numa só prova onde estarão decerto maior número de interessados?

Há atletas que não estão em clubes com condições económicas que lhes proporcionem a participação nesse grande número de provas e por isso mesmo que até possam ser dos melhores nunca terão a possibilidade de tentar ganhar o título de campeão Nacional.

Para alguns clubes da Madeira e agora da CHEL será muito mais fácil conseguirem que os seus atletas “vão a todas” as provas do ranking e obtenham os primeiros lugares do que colocar os verdadeiros seus melhores atletas como Campeões Nacionais em prova única.

Mas nem todos terão as razões de quem já anda nisto do Badminton português há tantos anos como eu e que acompanhou a atribuição desta Taça a muitos e gloriosos Clubes de Badminton.

Por fim e quanto à conquista de títulos de Campeão Nacional Individual resta-me recordar que felizmente ganhei bastantes mas também perdi alguns, como por exemplo uma chegada tardia do meu parceiro… imagine-se por nessa manhã ter mudado a hora e ele ter chegado mais tarde ao jogo, tendo o nosso par sido eliminado por Falta de Comparência.

Não foi decerto essa situação que mudou o estatuto de melhores ou piores atletas do país.

Nem essa razão justificaria a alteração da forma de atribuir os título nacionais.

Não houve qualquer razão, nem Portugal tem qualquer justificação especial para alterar a forma de atribuição do título máximo nacional.

Por tudo isto considero, na minha modesta opinião, uma V E R G O N H A esta decisão da Direcção da FPB mas registei com muita mágoa e ainda maior VERGONHA como toda (?) a estrutura da modalidade mais uma vez a aceitou calmamente.

Que a estrutura da modalidade saiba reagir a esta tão importante alteração !

Com tanta coisa que precisa de ser corrigido no NOSSO Badminton sinto-me verdadeiramente envergonhado por esta decisão que prioritariamente ultrapassou todas as outras bem mais necessárias.

Já todos sabem que agora os novos regulamentos desportivos deste país dão todos os poderes às Direcções das diversas Federações para alterarem os diversos regulamentos ser terem de ser apresentados e apreciados em Assembleias Gerais e assim temos de aceitar TODAS as decisões que sejam apresentadas pela Direcção da nossa FPB, sejam elas boas ou más.

Mas há decisões que merecem ser bem discutidas e analisadas e a Direcção da FPB deveria ter mais bom senso e rodear-se de elementos e de TODA a estrutura da modalidade antes de tomar decisões como estas que não interessam a ninguém mas essencialmente ao Badminton nacional… e os outros países europeus o que dirão desta tão inovadora forma aplicada em Portugal ?

E se um dia destes, talvez no dia das mentiras, a Direcção da FPB resolva atribuir o título de Campeão Nacional por uma forma mais simples e que não necessite de realizar quaisquer provas poderemos ter os novos Campeões Nacionais de Portugal, usando outra nova forma inovadora:

POR SORTEIO !

Considero pessoalmente mais uma decisão triste proveniente desta Direcção da FPB que pretende eternizar-se no comando do Badminton português!

O meu amigo João Boto poderá contar com a minha amizade apesar de ter opinião diferente da minha e não aceite as minhas opiniões sobre este tema mas de facto há uma coisa onde ele errou na sua observação que fez no seu comentário:

É que eu nunca fui nem poderia ser “tido como oposição à FPB”.

A FPB é um organismo oficial que muito respeito e onde ainda estou inserido (se calhar por pouco tempo) quer como jogador, como juiz-árbitro, quer como treinador.

Nunca por isso seria “oposição” ao órgão em que estou inserido.

O que não posso pactuar é com as decisões que a actual Direcção da FPB tem vindo a tomar utilizando meios e métodos que considero menos correctos, mas apenas na minha modesta opinião.

Pelos vistos, para eles e para muitos outros que continuam a preferir o silêncio têm achado uma MARAVILHA de actuação !

O Badminton português tem aquilo que merece !

E enquanto a democracia me permite continuarei a ter e a manifestar a minha opinião sobre todos os assuntos relacionados com o MEU Badminton !

José Bento


Regulamento Técnico da FPB

Artº 10º - A Classificação Oficial será feita pelo somatório das seguintes pontuações:

1 – Provas de não Seniores e Veteranos
j) –

§ 6º - Serão atribuídos prémios aos jogadores e pares classificados na Classificação definitiva, de cada escalão ou categoria.


2 – Provas das categorias Elite, B, C e D

§ 6º - Serão atribuídos prémios aos jogadores e pares classificados na Classificação definitiva, de cada escalão ou categoria.

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)