José da Silva Bento

José da Silva Bento
José da Silva Bento - Meritorious Service Award da IBF (Federação Internacional de Badminton) - Sócio de Mérito com Distinção da FPB (Federação Portuguesa de Badminton)

Uma vida desportiva dedicada ao Badminton - 50 Anos

Bem Vindos

NOVIDADES

Para além da opção 13-Imagens da minha vida aceda agora a outra nova opção 14-Encontros de amigos e veja as imagens de muitos dos meus amigos com quem fui convivendo ao longo da minha vida. Nota: Estas duas opções estão permanentemente a ser atualizadas.

BEM VINDOS

É com imenso prazer que espero continuar a receber os meus amigos neste Blogue pessoal.

O tema principal continua a ser o BADMINTON, modalidade desportiva que me prendeu para sempre... e já lá vão mais de 50 anos.

Continuarei igualmente a acrescentar outros temas de que guardo o meu interesse pessoal tais como VIAGENS, FILMES e FOTOGRAFIAS.

Para qualquer dos temas é fundamental receber as vossas opiniões francas e sinceras esperando debater os diversos assuntos de um modo claro e respeitando as opiniões de todos.

Será normal que pretenda receber de forma idêntica o mesmo respeito e atenção de todos.

Para que tudo se processe dentro de um normal relacionamento só irei aceitar os comentários de quem logicamente se identifique pois não seria lógico manter um debate com quem não saiba de quem se trata.

Por favor evitem os pseudónimos e no mínimo e perante mim tenham a coragem de se darem a conhecer para evitar mal entendidos, de forma a dignificarem este meu blogue.

Assim, mantenho o anterior pedido e fico desde já reconhecido pela recepção das vossas ideias e opiniões sobre os temas aqui referidos.

José Bento


ÚLTIMOS ARTIGOS


domingo, 10 de outubro de 2010

Afinal continua o diferendo CHEL – FPB

Depois de algum tempo de acalmia nas relações entre a CHEL e a FPB (pois mais nenhuma informação foi entretanto recebida) eis que a CHEL enviou a notícia de que está em dúvida a participação dos seus atletas juniores Tomás Nero e Rafael Lopes no torneio da Eslovénia.

Esta informação vem acompanhada dos vários ofícios trocados entre as duas entidades e onde se pode observar que o inicialmente programado e combinado entre ambas foi alterado em relação à participação daqueles atletas nesse torneio, ou melhor, na forma de pagamento das suas despesas de deslocação.

Dado o grande volume de informação dos vários e-mails trocados não iremos colocá-los no blogue mas apenas constatar que houve efectivamente uma alteração por parte da FPB do que estava acertado anteriormente.

Esta situação é mais uma prova da forma como se tem verificado o relacionamento que a FPB vai tendo nos últimos tempos com agentes da modalidade.

Neste caso concreto quem fica mais prejudicado são os atletas que têm vindo a fazer um enorme esforço para evoluírem no panorama internacional.

O seu clube, a CHEL, que os tem apoiado nesse esforço tentando ajudá-los a concretizar esse objectivo contou inicialmente com a colaboração da FPB na elaboração de um programa que incluía a participação desses atletas em vários torneios do circuito internacional de juniores.

Mas agora a FPB, justificando dificuldades económicas, retirou o apoio para a sua deslocação à Eslovénia, a não ser que a CHEL suporte essas despesas.

Está aqui uma situação que não pode acontecer com qualquer acordo entre a FPB e qualquer entidade para além do mais por estar documentado oficialmente.

Ainda recentemente e nesse caso em situação inversa uma entidade oficial igualmente deu o dito por não dito a outro documento assinado com a FPB para a realização de uma acção no norte do país ficando a mesma sem efeito.

É tempo de as entidades envolvidas nestes acordos por escrito serem chamados à responsabilidade para o que assinam e acabam por não cumprir.

Neste caso concreto mais grave ainda é o facto desta decisão ser tomada pela FPB dias antes da deslocação dos atletas e este torneio se verificar no meio de um conjunto de outros que estão programados.

Quando se observam os resultados e a evolução dos atletas às vezes não se atendem a estes factos que contribuem para que todos os envolvidos não atinjam os objectivos que pretendiam alcançar.

Não são só os atletas que se sentirão desmotivados e apreensivos para o futuro com a insegurança de esperar que possa acontecer o mesmo com algum dos próximos torneios incluídos no acordo prévio verificado.

Também a CHEL sentirá esses efeitos no futuro quando pretender dar apoios deste tipo a outros atletas e em outras realizações.

Por parte da FPB também deverá haver uma outra forma de actuar e acreditando que têm dificuldades económicas deverão ter mais cuidado nos acordos que firmam e que envolvem vários agentes da modalidade.

A FPB que está quase na totalidade dependente economicamente de terceiros para a realização do seu programa desportivo e que agora passou a ter ainda mais responsabilidades com a inclusão e gestão do CAR deveria pensar com mais prudência e programar de forma mais segura as suas actividades.

Toda a sua programação deveria ser mais participada e divulgada.

E para além da opção tomada nos últimos anos de apoiar os melhores atletas (com estágios, deslocações ao estrangeiro, etc.) deveria igualmente compreender que uma das suas principais funções, senão a principal, é a de proceder à divulgação e desenvolvimento da modalidade com substancial aumento do número de atletas federados (que não há meio de evoluir) mas para isso é preciso igualmente programar outros acordos com outras entidades, especialmente com clubes e associações de Badminton.

A definição de objectivos e a sua prioridade deveria ter mais participação e ser acordada por todos os agentes da modalidade.

A direcção da FPB deveria ser a entidade coordenadora dessas actividades que teriam na base o empenho desses agentes desportivos e não querer substituí-los fazendo por eles todo esse trabalho.

São formas de trabalhar que venho defendendo dever ser profundamente alteradas por quem está na FPB.

Mas só com a participação e colaboração de todos poderão ser modificadas.

É preciso que todos sigam o exemplo da CHEL e que não se escondam no silêncio comprometedor de dar cobertura a situações como estas que ficando no desconhecimento dos restantes não são devidamente analisadas na altura própria quando se tomam as decisões que levam à manutenção ou substituição de quem está a dirigir o Badminton em Portugal.

Para que na altura devida não fique tudo na mesma… ou pior… mas efectivamente muito melhor!

José Bento

Sem comentários:

Contactos em Falta

Apesar da ajuda recebida de muitos colaboradores e amigos, a lista de elementos ligados à modalidade dos quais não tenho a indicação dos seus contactos ainda não está extinta.

Ainda restam os que abaixo menciono.

Assim mais uma vez peço a quem souber desses contactos (endereço de mail de preferência ou telefone ou telemóvel ou até a própria morada) para os poder informar através do meu mail:

josebento@josebento.com

Hans Vis
Augusto Serradas

João Azevedo e Silva
Freitas da Costa (SLB)
José Pessoa
Mário Mateus
Óscar Silva
Rui Damásio
Dr. Ilídio Silva
José Ágoas (Silves)